Boulevard Cultural Museu da Imigração
- escritoriomodelo
- 18 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
O Museu da Imigração entrou em contato com a Universidade Anhembi Morumbi no início do primeiro semestre de 2013 para a realização de uma pintura artística para o muro da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), que fica em frente ao Museu.
Entendendo que apenas a reforma do muro não traria resultados significativos de melhoria do entorno do Museu, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi (EMAU UAM) realizou estudos na área e propôs um projeto de requalificação.
Estudos do sistema viário, uso e ocupação do solo, foram realizados, bem como estudos das edificações existentes no entorno, áreas de convívio e lazer, mobilidade e reuniões com o albergue Arsenal da Esperança, que ocupa parte da antiga instalação da Hospedaria dos Imigrantes e Associação Brasileira de Proteção Ferroviária (ABPF), vizinha ao museu e cuidadora da "Maria Fumaça". A partir das problemáticas identificadas, fora realizado o pré-projeto da Rua Visconde de Parnaíba, que visa a criação de um Boulevard Cultural.
O projeto visa a criação de um Boulevard Cultural, onde a proposta é integrar um espaço de convivência com um espaço cultural (Museu). O Museu da Imigração, juntamente com o Boulevard Cultural, irão seguir diretrizes urbanas, visando se tornar uma referência em artes e lazer, além de oferecer à população uma programação cultural e diversas atividades.

Imagem 01: Uso e Ocupação do Solo - Caracterização das formas de uso e ocupação do solo no entorno do Museu da Imigração. Fonte: PRE Mooca, elaborado pelo EMAU UAM.

Imagem 02: Mobilidade urbana - Identificação dos principais meios de transporte público no entorno do Museu da Imigração. Fonte: Google Earth, elaborado pelo EMAU UAM.

Imagem 03: Pontualidades da proposta - Identificação dos edifícios mais significativos ao projeto. Fonte: Elaborado pelo EMAU UAM.

Imagem 04: Problemáticas - Passarela em más condições, transforma uma alternativa de transposição em barreira. Fonte: Elaborado pelo EMAU UAM.

Imagem 05: Estudos

Imagem 06: Fases do projeto

Imagem 07: Implantação Fase 01

Imagem 08: Planta Fase 01
Fase 02 - Retornaremos ao local para realização de levantamente fotográfico e medições necessárias para a continuidade do projeto. Novos membros também serão necessários! Então, se você tem vontade participar do Escritório Modelo, aproveite esta oportunidade! :)
Vale lembrar que o EMAU é livre para todos os semestres de Arquitetura e Urbanismo e para demais interessados. Para participar, basta começar a frequentar as reuniões (não há inscrição! fazemos o controle de cada encontro, por lista de presença).
Em breve divulgaremos as datas das próximas reuniões e mais informações sobre a Fase 02!
Comments